Categorias
Blog

Você já baixou o seu exemplar do Jornal Redes ComCom?

Você já baixou o seu exemplar do Jornal Redes ComCom?

substancial.org - Jornal Redes Comcom
Jornal Redes Comcom – Edição 1

A população como um todo busca alternativa para se sentir representada e é por meio da Comunicação Comunitária, com iniciativas colaborativas e/ou ações afirmativas que trazem ao morador maior empoderamento social para além da sua comunidade.

O jornal Redes ComCom está disponível agora para você!

CLIQUE AQUI para baixar o jornal.

É um catalisador poderoso de informação. Ele promove a integração entre os espaços de comunicação atuantes em diferentes áreas, como: Pimentas (Guarulhos), Jardim Santo André (Santo André) e Serra do Mar (Cubatão), que juntos intermediam o processo de comunicação linear entre comunidade e trabalho técnico social, ambos voltados para a democratização e acesso a informação, com respaldo no protagonismo comunitário.

Você pode baixar o seu exemplar, ler e compartilhar com todo mundo que você conhece. É só curtir, compartilhar e participar deste processo com a gente!

QUEM SOMOS

A Redes ComCom é uma ação integrada dos projetos: ComCom Serra do Mar, ComCom Pimentas e ComCom Jd. Sto André/ Lab.Urbe SA.

Para saber mais acesse as nossas redes:

https://www.facebook.com/redescomcom

https://www.instagram.com/comcomredes/


Categorias
Blog

Vídeo-Campanha “Cuidados e Vacina contra COVID-19” nas áreas da urbanização

O momento de chegada da imunização nos faz pensar em todos os processos que nos trouxeram até aqui: o que pensamos? Como reagimos? O que a experiência de viver em meio a uma pandemia nos ensina?

Convidamos você a refletir sobre as percepções pessoais e coletivas das mais diversas pessoas entrevistadas nessa videorreportagem, e como as áreas de atuação do Programa Socioambiental nas regiões da Serra do Mar (Cubatão), Sítio São Francisco/Pimentas (Guarulhos), União De Vila Nova/Jd. Pantanal (ZL – São Paulo) e Jardim Santo André (Santo André) atuaram e interagiram entre si para este entendimento comum, por meio dos depoimentos de seus multiplicadores e moradores das comunidades atendidas.A REDES COMCOM preparou essa produção audiovisual para te inspirar nos CUIDADOS que todos nós devemos tomar em combate ao COVID-19.

VAMOS NOS VACINAR!

Esta é mais uma ação REDES COMCOM.

QUEM SOMOS

A Redes ComCom é uma ação integrada dos projetos: ComCom Serra do Mar, ComCom Pimentas e ComCom Jd. Sto André/ Lab.Urbe SA.

Para saber mais acesse as nossas redes:

https://www.instagram.com/comcomredes/

https://www.facebook.com/redescomcom

Categorias
Blog

Teaser | CDHU Institucional: Guarulhos C – Pimentas

Confira o vídeo teaser das ações de Urbanização e desenvolvimento local da CDHU no Sítio São Francisco, bairro do Pimentas, distrito da cidade de Guarulhos – SP.

Categorias
Blog

Lançamento do livro: As cores da urbanidade

O trabalho técnico social da Companhia Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) como parte substancial no projeto para a recuperação ambiental da Serra do Mar, em Cubatão, é tema central do livro “As cores da urbanidade”, da jornalista Lorette Coen. Publicada em português e inglês, a obra será lançada nesta quinta-feira, 27 de abril, no Museu da Casa Brasileira.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão os projetos “Agentes Comunitários de Urbanização”, pelo qual são formados interlocutores da comunidade com a CDHU; “Arte nas Cotas”, de oficinas artísticas de pintura, estêncil e mosaico; “ComCom”, que produz programas de rádio, debates, entrevistas e matérias para o jornal da comunidade

Quando: 27 de abril de 2017 – 19h
Onde: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2075
Telefone: (11) 3032-3727
Evento no Facebook

Categorias
Blog

Desbravando as barreiras da comunicação

Há 4 anos o Substancial coloca em prática ideias pautadas na educomunicação, na comunicação comunitária e no processo de comunicação em geral. Pautados sempre na transparência e na confiança de todos os envolvidos nos projetos pilotados por nossa equipe, desenvolvemos esse espaço para divulgar como tudo isso é feito nas principais áreas onde nosso trabalho é desenvolvido: regiões que passam por transformação por meio do processo de urbanização.

Nossos projetos buscam ensinar sobre os processos de comunicação de maneira orgânica, isto é, procurando aprofundar, primeiramente, a conexão do cidadão com o espaço onde vive, seu povo, seus ideais e sonhos. Mesmo trabalhando em áreas distintas concomitantemente, o Substancial entende a importância de um trabalho diversificado e específico para cada região, o que contribui para o desenvolvimento de um sentimento de pertencimento e para a construção da autoestima e identidade de nossos aprendizes e parceiros.

Nossos projetos buscam ensinar sobre os processos de comunicação de maneira orgânica, isto é, procurando aprofundar a conexão do cidadão com o espaço onde vive, seu povo, seus ideais e sonhos. Mesmo trabalhando em áreas distintas concomitantemente, o Substancial entende a importância de um trabalho diversificado e específico para cada região, o que contribui para a construção da autoestima e identidade de nossos aprendizes e parceiros.

Ao darmos ferramentas para a criação de jornais, rádios e programas de TV comunitários aos moradores dessas áreas, não só os instrumentalizamos para o mercado de trabalho, mas também os aproximamos de sua própria história. Essa estratégia gera desenvolvimento local e reestrutura os níveis de sociabilidade, colaborando e incentivando a participação democrática e popular, que ganham visibilidade a partir dos processos e meios de comunicação que fomentamos na comunidade.

Por meio desse espaço, que será constantemente construído por produções de cidadãos atendidos pelos projetos do Substancial, pretendemos mostrar a possibilidade de empreender e surpreender, por meio da comunicação comunitária, do compartilhamento de saberes e do acesso aos meios de produção da comunicação.

O conteúdo que disponibilizaremos aqui será sobre o aprendizado desenvolvido em filmagens, rádio web, criação e manutenção de blogs, arte urbana , produção de jornais, tabloides e das comunidades nas quais trabalhamos. Porque é na busca de relações mais humanas, que o Substancial oferece a seus aprendizes a oportunidade de criar redes de compartilhamento de experiências e conhecimento, aliando as técnicas básicas da produção de conteúdos comunicativos às histórias e necessidades geradas dentro das comunidades.

Ficou interessado? Acompanhe nosso blog e confira o trabalho desenvolvido pelo Substancial.  Tem uma ideia de projeto que possa contribuir socialmente em alguma comunidade? Não perca tempo, entre em contato com a gente!